Sogra Difícil? Como Lidar

Separe-se emocionalmente de sua sogra. Pense nela como uma conhecida, e não como uma “mãe mais velha” – isso, claro, se o relacionamento não for tranquilo, amigável e familiar. Não a chame de “mãe” ou “mamãe”. Ela não é sua mãe; vocês estão em igualdade.


Existem muitos jeitos de explicar o porquê do ódio da sogra pelo(a) amante do(a) filho(a). Ela pode se sentir abandonada pelos filhos (ou não aceitar que eles cresceram). Ela pode achar difícil ser colocada num nível de importância inferior na vida do filho. Talvez ela apenas seja totalmente diferente de você. Compreenda os motivos por trás do comportamento dela em vez de levar isso para o lado pessoal. Todo o processo será mais fácil se você entender as causas. Chame-a pelo primeiro nome, 

Distancie-se fisicamente. Você não precisa mudar de país, mas também não precisa aparecer em todas as reuniões familiares. Seu par aceitará ir a alguns eventos familiares sem você. Porém, isso não pode ser constante. Você não deve criar um muro entre você e a família do esposo. Isso também poderia ser uma forma de vitória para a mãe dele/dela – seu distanciamento significa que a sogra passará mais tempo com o filho e distante de você. Apesar de ser mais fácil, isso poderia eventualmente causar um desacordo em seu casamento.

Lembre-se de que a mudança dela será bastante improvável. Se sua sogra criticou você, falou mal de você para outros membros da família e desdenhou de coisas que você disse, então provavelmente ela quis deixar bem claras as intenções dela. Distancie-se dela, mesmo nos momentos em que ela seja legal. Procure outras mulheres para obter dicas, conselhos, gentileza e caráter. Retirá-la de sua vida pode ser um fator positivo.

Pense em seu esposo/esposa e filhos. Você não quer dizer ou fazer algo para prejudicar sua relação com eles. Talvez precise aguentar a tensão? Morder sua língua, quem sabe? Às vezes, alguns podres devem ser engolidos para que outras pessoas sejam felizes.

Expresse seus sentimentos para seu par. Deixe seu marido (ou esposa) saber que a mãe dele está prejudicando você. É obrigatório que tais sentimentos sejam compartilhados. Não critique a sogra – lembre-se de que ela é a mãe dele/dela –, mas evite protegê-la. Você poderia dizer algo como, “Querida, sua mãe pode não querer ser ofensiva, mas hoje ela foi. No futuro, eu gostaria que você conversasse com ela se ela voltar a dizer algo como (dê um exemplo de algo que lhe ofenda).”Consiga apoio de seu marido/esposa. Seu par deve apoiar você. Isso é muito importante e determinará o sucesso que você terá em lidar com a sogra. 

  • Você casou com o filho e não com a mãe. Obviamente, você terá de fazer alguns ajustes e acomodações de vez em quando. Ainda assim, é claro que você não deve mudar completamente por causa de uma sogra dominadora, passivo-agressiva ou ignorante.

  • Se você suspeitar que ela esteja fingindo uma doença para chamar a atenção, revele o blefe dela. “Estou preocupado com seus ataques de tontura. Vamos marcar uma consulta com um médico?”.

  • A chave para que isso dê certo é a comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *